segunda-feira, 16 de junho de 2008

Despedida - Parte um

Retorno à Uberlândia, procuro o colo da minha mãe, com certeza será dela que sentirei mais falta.

Percorro caminhos da minha infância. Passo pela cachoeira e as lembranças que me vêm são mais vivas e fortes do que a queda d'água, lembro de ter aprendido a nadar nessas águas geladas, lembro também de quando trouxe Simone, a minha britânica ficou sem palavras ao ver as belezas naturais dessa região.

Caminho pelo sítio e lembro do João pequeno andando descalço, sem camisa, subindo em árvores de jabuticaba, goiaba, pêssego e ameixa. Lembro também que quando cansado, sentava embaixo do pé de jaca ou então de ingá.

O João de hoje sente vontade de chorar quando percebe que não é mais aquele menino, as árvores permanecem no mesmo lugar, mas o João mudou muito. Cresci de forma lenta, aos poucos nascendo barba, mudança de voz, mudança pelo corpo, mas sempre carreguei comigo o espírito de criança, talvez por isso levei minha vida toda na brincadeira, cercado de meninas, bebedeiras e pequenos luxos. Na verdade eu só queria que o tempo andasse tão lento quanto meu amadurecimento, só quis aproveitar a vida, como se ela não passasse de um grande e iluminado parque de diversões.

As noites no sítio, sempre foram regadas à pinga, forró e mulher. De olhos bem abertos procurei gravar cada uma das cenas que aconteciam ao meu redor, pra deixar como fundo de reserva das minhas lembranças quando os momentos de solidão se abaterem sobre mim.

A semana acabou, a sensação que tenho é que Uberlândia ficará somente nas minhas lembranças, acho que não voltrei mais a esse cantinho, me despeço com lágrimas nos olhos e a certeza de que fui a criança mais feliz do mundo.

Estou vontando pra BH.

(Escrito dia 15/06/08)

4 comentários:

c disse...

Toda sorte do mundo!!

Beijos

Unknown disse...

Sei dessa sensação de olhar para tudo ao redor e captar os detalhes porque tudo mudará. Mas, como a única certeza na vida mesmo é a impermanência, isso me conforta.
O jeito é dar o melhor de si e aproveitar cada instante porque a pessoa que você se tornará será melhor, uma soma de tudo que vc foi antes.

Sua jornada já começou antes da partida.

Espero suas notícias da minha amada terrinha.

Bjs.

Leonardo Werneck disse...

Quando fui pra Uberlândia, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o pé de ingá... tbm tenho grandes saudades desse tempo.
Mas tenho certeza que vc se encontrará.

Andréia Lino disse...

nada melhor q voltar para casa,
morei 2 anos em outra cidade, foi prazeroso está novamente na casa da minha mãe, acho q até os valores a familia muda... enfim... me fez refletir

sucesso!